Item essencial para a limpeza doméstica, as vassouras têm características e usos específicos, que variam de acordo com cada modelo. O ideal, antes de se decidir pela compra, é saber exatamente o tipo de limpeza que se pretende realizar e em qual piso a vassoura será utilizada.
Esse cuidado na hora da escolha, além de proporcionar um melhor resultado na varrição, também ajuda a prevenir efeitos indesejáveis, como pisos riscados por exemplo.
Quando a limpeza se destinar a um piso externo de cimento, concreto, terra ou acabamento mais rústico, o ideal é utilizar um modelo tradicional de piaçava, que mescla fibras macias com as mais rígidas. Isso faz com que elas consigam varrer tanto a sujeira mais grossa, como também a poeira mais fina.
Outra característica das vassouras de piaçava é a durabilidade. Elas resistem à agressão dos pisos externos e também à utilização de produtos químicos na lavagem desses pisos. Dependendo do tamanho da área a ser limpa, pode-se escolher uma vassoura de porte maior ou menor.
Já se a limpeza pretendida for para interiores, em pisos de cerâmica, madeira ou com verniz, o ideal é optar por uma vassoura de pelo ou de cerdas sintéticas ou híbridas. Elas são mais macias e proporcionam uma excelente limpeza, sem, no entanto, agredir o piso.
Essas vassouras de uso interno também costumam ser produzidas com o cabo em ângulo, de modo a facilitar a limpeza de cantos e locais mais estreitos.
Veja abaixo algumas dicas de limpeza e conservação:
1 – VARRA COM REGULARIDADE – Principalmente na conservação de pisos internos, o ideal é adotar varrições regulares. Se deixar acumular sujeira, a circulação de pessoas pode gerar atrito com o piso e arranhá-lo.
2 – LIMPE AS VASSOURAS – Procure sempre após a utilização remover fios de cabelo, poeira e detritos que possam ficar presos aos pelos e cerdas da vassoura.
3 – PENDURE AS VASSOURAS – Evite guardar as vassouras, principalmente as de pelo e sintéticas, apoiadas nas cerdas. Isso fará com que elas se deformem mais rapidamente. O ideal é que elas fiquem penduradas na parede ou em um armário.